quinta-feira, 28 de março de 2013

Sócrates voltou :(


     Depende da mãe, depende do filho. Desejar que ele não lhe apareça, que se aparece é para chatear, é o sentimento de muitas, e podem não ser nada más pessoas.
     Ele voltou, está o mesmo, é o mesmo. Confirmaram-se as expectativas; eram que assim fosse e assim foi. Não aprendeu nada, não esqueceu nada, não se lembrou de nada que antes tivesse esquecido.
     O mundo muda todos os dias. Queria-se telefonar, ia-se à mercearia, o telefone lá em casa tocava, era da França, para ir, por favor, chamar a Aurora, que voltavam a ligar dali a dez minutos. Ele está o mesmo; mal entrou, perguntou pelas coisas que deixou num móvel levado poucos dias depois de ter partido, por alguém que entrou pela casa dentro com uns papéis assinados por ele. Ainda lhe disseram que quem levou a cómoda levou tudo, mas ele está o mesmo.
     Há pessoas que já nascem assim. Têm aqueles feitios! Acham-se o centro do mundo e que todos os outros pertencem a uma espécie à parte. Arrebanham uns tantos daqueles que são de arrebanhar e não deixam mais ninguém em paz
     Por uma questão de educação dá-se-lhes o seu espaço, mas o espaço a que se sentem com direito é toooodo o espaço. Dá-se-lhes um espelho para que se reconheçam no que se vê deles, mas entendem que a imagem que têm de si próprios é a que tem de ser vista.
     O difícil que é, aturar estas pessoas zangadas, crispadas, convencidas… ainda se exercessem o seu “oficiozinho diário” em privado, era lá com eles; mas querem o mundo!
     A ele e ao seu rebanho, fecho-os no recanto mais próximo da minha indiferença, onde os possa vigiar. Não vá ter que os levar a sério, chegar ao ponto de ou eles ou eu, e ter de fugir, sei lá!

JMP

2 comentários:

  1. Desprezo é o melhor. Eu nem sequer sabia que ele havia voltado. Não me aquece nem arrefece.
    Um grande abraço. ;)

    ResponderEliminar
  2. Pois voltou. Hoje o Relvas partiu, ninguém sabe por quanto tempo. A Manuela Ferreira Leite, não lhe bastava ter perdido para um, perdeu a seguir para o outro. Tudo isto seria natural se não estivesse a falar de resultados de eleições demcráticas, o "ai jesus" desta coisa toda. Esta coisa toda anda de mal a pior e ainda por cima os culpados somos nós! - Perdidos.
    Abraço.

    ResponderEliminar