quinta-feira, 3 de maio de 2012

O Fim da Eternidade

Três meses de pesquisa através do Século 482 tinham esgotado a maior parte dos seus factos suculentos e, quando Harlan foi convocado de urgência para comparecer no gabinete de Finge, não se surpreendeu, pois esperava receber novo encargo. O seu relatório final fora preparado alguns dias antes. O 482.º estava ansioso por exportar mais têxteis de base celulósica para os séculos desarborizados, como o 1174.º, mas negava-se a aceitar peixe fumado em troca. O documento continha uma longa lista de artigos dessa natureza pela devida ordem, enriquecida de uma análise.

Isaac Asimov (02 Jan. 1920 – 06 Abr. 1992)
Bioquímico dos estados Unidos da América, nascido na Rússia.
Cresceu nos Estados Unidos, doutorado e professor associado da faculdade de Medicina da Universidade de Boston, passou a escrever a tempo inteiro, sendo considerado ainda em vida mestre no género Ficção Científica.


O fragmento acima é de “O Fim da Eternidade” – 1955
Edição Círculo de Leitores – 1987
Romances de Ficção Científica

Outro postal com Isaac Asimov aqui

2 comentários:

  1. Maravilhoso.
    Tenho este livro. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da colecção, só não comprei os que já tinha. Nessa altura devorei tudo o que fosse ficção científica. Depois a "caminho" avançou também com uma colecção de ficção e levou o mesmo tratamento. Só depois conheci a fundo Eça de Queiros e fiquei deslumbrado; se ele tivesse vivido mais um pouco, teria com toda a certeza sido considerado precursor do género.
      Abraço.

      Eliminar