sexta-feira, 11 de maio de 2012

Do Arco da Velha 14

Selos RETA


Lembram-se dos selos RETA?
As imagens que trago são da série azul e a vaga memória que tenho deles no mercado coloca-os nos finais dos anos 60 do Séc. XX. Uma rápida pesquisa que fiz, não ajudou muito; encontrei referências a partir dos anos 50, assim como a imagem acima que publicita um selo por cada quatro escudos de compras, logo anterior aos da série azul, que atribui um por cada dez escudos gastos.
Isto ajuda a enquadrar-nos na realidade dos incentivos ao consumo e à fidelização do cliente, numa perspectiva que começa em meados do século passado o que já é de qualquer forma significativo.
No caso da série azul dos selos recta, é dado ao cliente um selo por cada 10$00 de compras que será colocado numa caderneta grátis de 20 páginas, que ficam preenchidas com 50 selos cada – ou seja, a caderneta preenche-se com 1000 selos, pelo que o cliente a terá completa ao fim de 10’000$00 de compras; nessa altura será trocada por brindes à escolha no valor de 120$00.
Feitas as contas, o comerciante devolve 1,2% (em compras) ao cliente, como prémio deste ter feito consumos acumulados de dez contos.
Na actualidade a cadeia de distribuição “Continente – Modelo” oferece aos clientes um cartão muito parecido com os de débito/crédito onde ao fim de € 500,00 de compras, é disponibilizada a quantia de € 5,00 (para gastar em compras) em qualquer estabelecimento da rede. Neste caso é devolvido ao cliente 1% em compras. O mesmo cartão dá outros benefícios e descontos acumulados em artigos específicos.
Pelo exemplo apresentado, os processos de fidelização de clientes e incentivo ao consumo sofreram uma enorme evolução na forma como são geridos, mas são basicamente os mesmos!






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