domingo, 18 de março de 2012

Medeia

Medeia
(Escultura em fresco, policromada)
Medeia (em grego, ΜΗΔΕΙΑ - MĒDEIA, na transliteração) é uma tragédia grega de Eurípides, datada de 431 a.C.
Nela foi apresentado o retrato psicológico de uma mulher carregada de amor e ódio a um só tempo. Medeia representa um novo tipo de personagem na tragédia grega, como esposa repudiada e estrangeira perseguida, ela se rebela contra o mundo que a rodeia, rejeitando conformismo tradicional. Tomada de fúria terrível, mata os filhos que teve com o marido, para vingar-se dele e automodificar-se. É vista como uma das figuras femininas mais impressionantes da dramaturgia universal.

(Texto da Wikipédia)

3 comentários:

  1. (não pude deixar de reparar no livro do Camilo Castelo Branco que está na estante. Tenho essa colecção toda das edições do Círculo de Leitores)

    ;)

    ResponderEliminar
  2. Viva!
    O Círculo de Leitores fez um trabalho muito relevante nos anos 80 e 90, principalmente na divulgação e informação, e nas colecções. Ainda hoje considero admirável a colecção que editaram de Ficção Cientifica. Também tinham capas com muita qualidade. Bons tempos.

    ResponderEliminar
  3. Bons tempos sem dúvida. Foi graças as Círculo de Leitores (e ao promotor de vendas que conseguiu convencer a minha mãe a tornar-se sócia) que os meus horizontes literários se abriram. A minha mãe começou logo da melhor maneira comprando as obras completas do Eça de Queiroz. É claro que quem "devorou" aquilo tudo fui eu (tinha apenas uns catorze anos). Enquanto os meus amigos ficavam na rua a jogar à bola, ao pião e ao berlinde, eu trancava-me no meu quarto consumindo música clássica e lendo todos os grandes romances da literatura portuguesa que era possível desfrutar nessa época. Confesso que foi uma infância meio estranha mas não estou, de modo algum, arrependido de ter traçado esse caminho para mim próprio.

    ResponderEliminar