sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Vale tudo

Vamos continuar com propaganda?
Da mesma “gaveta” donde tirei os documentos que trouxe nos dois postais anteriores, tirei também este que trago agora. Uma carta do Marquês de Pombal!
Confesso que ainda pensei que fosse o 8º Marquês de Pombal, já que o título tem sido transmitido até a actualidade, mas pelos vistos não!
Tudo me leva a crer que se refere ao próprio Sebastião José de Carvalho e Melo, ministro do Rei D. José e eminente figura do nosso Século XVIII. A referência que faz a Cromwell como Protector da República inglesa (1.ª metade do século XVII) e a si próprio como Ministro Protector de Portugal, não deixam dúvidas. Acresce que Sebastião José representou Portugal em Londres entre 1738 e 1749.
O que é estranho é o contexto em que esta carta é difundida. O documento, que digitalizei na integra, não estando datado nem possuindo qualquer identificação de quem o produz ou publica, chega até mim como legado de um familiar próximo, entre outros com o mesmo aspecto e impressos em papel idêntico, alguns datados de 1941 e 1942 e identificados como provenientes do “Serviço de Informação da Legação da Alemanha - Lisboa”. Para incutir uma má impressão sobre Inglaterra valia tudo, inclusivamente lembrar pecados velhos.
Já agora, a ter existido essa carta e sendo verdade o que lá se diz (não posso esquecer que estou a mexer em propaganda), será bom atendermos ao parágrafo que contornei com marcador: - Não faz lembrar nada?


Sem comentários:

Enviar um comentário