quarta-feira, 27 de abril de 2011

Pão da Orfandade




Este cartão da Obra Social do Padre David de Oliveira Martins, suscitou-me assim que o vi a curiosidade e o olhar que se tem para as coisas antigas. Vi a data - 1971,  senti algum desfasamento entre a sensação inicial de antiguidade  e aquela data que me estou a ver a escrever no canto superior esquerdo do caderno da escola. Olhei longamente o cartão, frente e verso, digitalizei os dois lados e voltei a olhar agora no monitor. Se calhar eu é que sou mais velho do que a ideia que tenho de mim.
Continuo a achar piada àquela frase “Só um cadáver recusará …” mas quanto mais penso neste cartão, que serviu a alguém de marcador no “Candelabro Sagrado” do Stefan Zweig, mais me distancio da primeira impressão que me causou.
Aqui o reproduzo, tal como é, frente e verso. Se olharem para ele só uma vez, vão provavelmente ficar com uma impressão parecida com a que me assaltou de início. Se olharem melhor, podem ficar com uma ideia diferente, ou com as duas, ou … Quem sabe?

Sem comentários:

Enviar um comentário