quarta-feira, 20 de abril de 2011

Maria da Saudade

Maria da Saudade era prima da minha mãe. O nome dela nunca me deixou indiferente causando-me até alguma estranheza.
Não a conheci bem; viveu a infância no Brasil, a juventude em Lisboa e a idade madura em Freamunde, minha terra e terra de seus pais, Zeca Teles e Lina Moura.
Maria da Saudade já não está entre nós, a minha mãe também não, Partiram ambas muito cedo.
Quando perdi a minha mãe perdi também a capacidade de fotografar e de escrever. Assim fiquei por alguns anos pelo que fiz um grande buraco nos meus registos e na minha alma. Aos poucos e poucos estou a reconstruir-me. Já fotografo animais, muitas plantas, a terra onde nasci vista de longe, já escrevo pequenos textos, apontamentos e memórias, mas a focagem ainda é pouco nítida e os temas pouco diversificados.
Esta fotografia de Maria da Saudade, descobri-a há pouco tempo enquanto arrumava coisas do meu avô materno, seu tio. É uma fotografia de uma menina feliz, orgulhosa do seu vestido novo. Deu-me vontade de reconstruir o álbum de família e de escrever alguma coisa.


Sem comentários:

Enviar um comentário